27 de junho de 2011

Música - Utilização de gírias, provérbios,dizeres populares e diferentes falares.

Piano Bar Engenheiros do Hawaii
O que você me pede eu não posso fazer
Assim você me perde, eu perco você
Como um barco perde o rumo
Como uma árvore no outono perde a cor.

O que você não pode, eu não vou te pedir.
O que você não quer, eu não quero insistir.
Diga a verdade, doa a quem doer.
Doe sangue e me dê seu telefone.

Todos os dias eu venho ao mesmo lugar,
Às vezes fica longe, impossível de encontrar
Mas, quando o Bourbon é bom
Toda noite é noite de luar.

No táxi que me trouxe até aqui Willie Nelson me dava razão,
As últimas do esporte, hora certa, crime e religião.
Na verdade 'nada' é uma palavra esperando tradução.

Toda vez que falta luz,
Toda vez que algo nos falta
O invisível nos salta aos olhos,
Um salto no escuro da piscina.

O fogo ilumina muito por muito pouco tempo
Em muito pouco tempo, o fogo apaga tudo.
Tudo um dia vira luz.
Toda vez que falta luz
O invisível nos salta aos olhos.

Ontem à noite, eu conheci uma guria
Já era tarde, era quase dia.
Era o princípio num precipício.
Era o meu corpo que caía.

Ontem à noite, a noite tava fria
Tudo queimava, mas nada aquecia.
Ela apareceu, parecia tão sozinha.
Parecia que era minha aquela solidão.

Eu conheci uma guria que eu já conhecia
de outros carnavais com outras fantasias
Ela apareceu, parecia tão sozinha.
Parecia que era minha aquela solidão.

http://www.vagalume.com.br/engenheiros-do-hawaii/piano-bar.html#ixzz1QVFQrAgS


Voa Voa Chiclete com Banana
Paaa, eô
Pararararará, eô
Pararararará, eô
Pararararará

Amor, que saudade de você
Vem me ensina a perceber
Os segredos desse amor

Pequena, quero tanto te dizer
Que eu não vivo sem você um segundo
É você quem faz virar meu mundo

Bota fogo na minha vida
Pra aquecer meu coração
Já não temos mais saída
Não me diga não

Pra ficar tudo perfeito
Vem viver essa paixão
Uma andorinha só
Não faz verão


Voa voa
Vem direto pros meus braços
Quero ter os seus amassos
Vem voando pra me ver

Voa voa
Vem voando pro seu ninho
Pois ninguém vive sozinho
Eu não vivo sem você

Paaa...

Amor, que saudade de você
Vem me ensina a perceber
Os segredos desse amor

Pequena, quero tanto te dizer
Que eu não vivo sem você um segundo
É você quem faz virar meu mundo

Bota fogo na minha vida
Pra aquecer meu coração
Já não temos mais saída
Não me diga não

Pra ficar tudo perfeito
Vem viver essa paixão
Uma andorinha só
Não faz verão


Voa voa
Vem direto pros meus braços
Quero ter os seus amassos
Vem voando pra me ver

Voa voa
Vem voando pro seu ninho
Pois ninguém vive sozinho
Eu não vivo sem você



Samba do Arnesto Adoniran Barbosa
O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás
Nós fumos não encontremos ninguém
Nós voltermos com uma baita de uma reiva
Da outra vez nós num vai mais
Nós não semos tatu!

No outro dia encontremo com o Arnesto
Que pediu desculpas mais nós não aceitemos
Isso não se faz, Arnesto, nós não se importa
Mas você devia ter ponhado um recado na porta

Um recado assim ói: " turma, num deu pra esperá
Aduvido que isso, num faz mar, num tem importância,
Assinado em cruz porque não sei escrever"


Arnesto




Zóio de Lula Charlie Brown Jr
Tirou a roupa entrou no mar, pensei Meu Deus que bom que fosse
Tu me apresenta essa mulher meu irmão te dava até um doce,
Sem roupa ela é demais
Também por isso eu creio em Deus, meu bom meu Deus, meu bom me traz.
Ainda bem que eu trouxe até o meu guarda sol
Tenho toda tarde
Tenho a vida inteira
Já se foi aquele tempo da ladeira irmão
Já se foi aquele tempo da ladeira irmão
Meu escritório é na praia, eu sempre na área
Mas eu não sou da tua laia não
Meu escritório é na praia, eu sempre na área
mas eu não sou daquela laia não
Então...
Deixe viver, deixe ficar, deixe estar como está...
deixe viver, deixe ficar, deixe está como está!
Deixe viver, deixe ficar, deixe estar como está...
deixe viver, deixe ficar, deixe está como está!
Meu Deus me de um motivo pois eu pago tanto mico
Ela me ignora e na esperança eu ainda fico
eu to fritando aqui vou me entregar não aguento mais
Mais se eu não falar hoje, talvez nunca a veja mais...
O dia passa horas se estendem
Pessoas ao redor nunca me entendem
O dia passa horas se estendem
As pessoas ao redor nunca me entendem...
Então..
Deixe viver, deixe ficar....


Asa Branca Luiz Gonzaga
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Quando o verde dos teus óio
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chores não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para eu voltar pro meu sertão

Quando o verde dos seus olhos
Se espalha na plantação
Eu te asseguro
Não Chores não, viu?
Que eu voltarei, viu meu coração.


Podemos observar nessas letras e nas músicas postadas até então, as diferentes maneiras de como a língua se apresenta: com gírias, provérbios, etc, diferenças que podem ser notadas se houver uma comparação entre sotaques, regiões distintas e contextos em que os falantes/ouvintes estão inseridos.

Post por Ana Paula, Camile e Laryssa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixa de comentar!